segunda-feira, 2 de maio de 2016

A Microsoft NÃO inventou o Windows, nem a Apple



Em 1968, quando um Bill Gates de 13 anos de idade ainda dava os primeiros passos programando Basic, um engenheiro chamado Douglas Englebart, do Instituto de Pesquisa de Stanford, apresentou ao mundo o mouse [fonte: Reimer].



Para os usuários do computador moderno, o mouse nada mais é do que uma necessidade tecnológica mundana: De que outra forma você poderia clicar em ícones, navegar através de menus e mover cursores? Mas os usuários de computadores de 1968 acharam o mouse revolucionário justamente porque ninguém havia ouvido falar dessas coisas até então.

Englebart recebeu o Crédito pela invenção da interface gráfica do usuário, ou GUI. No começo dos anos 70, uma equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisas Palo Alto, da Xerox (Parc), expandiu o conceito de Englebart e construiu o Xerox Alto, o primeiro computador pessoal que vinha com a agora padrão "WIMP" GUI: janelas (windows), ícones, menus e dispositivo de ponteiro (mouse) [fonte: Webopedia].
O Xerox Alto rodava um sistema operacional/ambiente de desenvolvimento chamado SmallTalk, que fora criado no laboratório Xerox pelos pesquisadores do Parc. Em 1979, Steve Jobs, então com 24 anos de idade, da recém-criada Apple Computer, Inc., pagou US$ 1 milhão em opções de ação da Apple por um tour detalhado às dependências do Parc Xerox. Embasbacado com a interface SmallTalk, Jobs pediu a documentação técnica do produto, que a Xerox inocentemente deu a ele [nota do tradutor: essa cena pode ser vista no filme "Piratas do Vale do Silício"].


Esse computador pessoal foi lançado em Março de 1980 e permaneceu no mercado por 4 anos. O Apple III apresentava 128 ou 256 KiB de memória RAM e um processador Synertek 6502A de 2 MHz e drive de disquetes de 5¼.
O Apple III pecou por usar um barramento que impedia a expansão do computador com acessórios e componentes da própria Apple, já não bastasse isso, a companhia teve que reparar cerca de 14000 peças por sobreaquecimento.

Com as especificações da SmallTalk em mãos, a Apple lançou em 1983 o Lisa
primeiro computador comercial a vir com a interface de janelas, ou windows. Jobs usaria uma interface similar para os modelos mais populares do Macintosh. Quando Bill Gates, que escrevia software para os Macintosh, lançou o Windows 2.0. em 1987, a Apple processou a Microsoft por roubar descaradamente a interface gráfica do Mac - algo que a Apple havia roubado muito antes da Xerox.
A Apple acabou perdendo o caso, e a dominância subsequente da Microsoft no mercado de PCs transformou as polêmicas janelas em sinônimo do Windows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como funciona um Computador?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...